Chatbots – Como funcionam os Robôs do Messenger

Antes de aprender a como criar chatbot, vamos conhecer um pouco da historia dessa tecnologia. O primeiro chatbot foi feito a mais de 50 anos atrás pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Esse chatbot apenas simulava uma psicoterapeuta, repetindo o que ela dizia.

E assim o primeiro estágio dessa tecnologia chamada chatbot ficou sendo utilizada apenas nos centros acadêmicos. Como sabemos, de lá para cá as coisas mudaram bastante. Muitas marcas de grande prestigio como Siri da Apple, Amazon e WeChat utilizam essa tecnologia.

Em 2016 o chatbot virou uma tendência no ramo da tecnologia. As maiores plataformas de mensagens, como Facebook Messenger e Skype anunciaram programas capazes de suportar aplicativos de chatbot.  O próprio Google atualmente esta apostando em um aplicativo chamado Allo com inteligência artificial.


A Mudança do Mercado

O crescimento dos chatbots é o resultado das mudanças de comportamento dos usuários no mundo móvel pós-app e do amadurecimento das tecnologias facilitadoras essenciais.

E após o crescimento exponencial dos aplicativos eles pararam de crescer.

Segundo Wall Street Journal a quantidade de aplicativos que os usuários querem abrir diariamente chegou no seu limite.

Outro ponto que podemos observar é que os usuários estão passando cada vez mais tempo em poucos apps, e os grandes vencedores desse segmento são apps sociais e de mensagens. Geralmente não gostam de sair de seus apps para entrar em outros de informação, como por exemplo: checar o clima, preços de ações, procurar restaurantes, etc.

E esse cenário de costume com as novas tecnologia se tornou propicio a aceitar inovações como o chatbot.

 

Plataformas de chatbot

Agora, vamos dar uma olhada em algumas plataformas de mensagem nas quais você pode construir bots.

O Facebook Messenger é uma das plataformas  de mensagens mais populares, com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Os Bots do Facebook Messenger estão direcionados as páginas do Facebook, o que é bastante interessante para as empresas.

O Kik Messenger é um aplicativo popular de mensagem que já conta com mais de 200 milhões de instalações mensais. E a característica fundamental desse app é o anonimato total. O Kik lançou uma bot store para promover bots em sua plataforma.

O Telegram é um novo aplicativo de mensagens. Lançado em 2013, conta com 100 milhões de usuários ativos mensais. Seu diferencial são seus recursos avançados de segurança e criptografia. Tem suporte para bots desde junho de 2015.

SMS e E-mail são plataformas de mensagens convencionais com maior alcance de usuários. Nos últimos anos o numero de mensagens usando app de mensagens ultrapassou o numero de mensagens por SMS. Você pode usar APIs de telecomunicações para construir bots SMS, e bots de e-mail podem ser construídos por meio de protocolos de e-mail abertos da Internet ou usando fornecedores de API especiais.

 

Porque Utilizar o Chatbot?

Antes de aprender a como criar chatbot  vejamos alguns dados. Segundo a Marketing Metrics Benchmark Study, a taxa média mundial de e-mails foi de 21,8%. O que quer dizer? Isso significa que quase 78% dos usuários não estão interessados em abrir e-mails enviados pelas empresas. Isso acontece por vários motivos, podemos apontar o principal o numero de mensagens indesejadas que os usuários recebem diariamente em suas contas de e-mail. E na pratica isso reflete a incapacidade das empresas de atrair a atenção de seus usuários.

Agora pense… o facebook Messenger já é utilizado por 1,3 bilhões de usuários no mundo. Dados nos mostram que por ele 49% das mensagens enviadas são lidas no celular, isso é um dado claro que nos mostra que os usuários estão propensos a aceitar melhor as mensagens enviadas por esse tipo de comunicação.

E o melhor, os bot de mensagens podem fazer as mesmas coisas que os emails. Assim, qualquer estratégia de e-mail marketing pode ser replicada através do chatbot.

Veja abaixo uma lista de ações que pode fazer com chatbot.

  • Confirmações de pedidos
  • Notificações de envio
  • Upselling mensagens
  • Boletim e comunicações gerais
  • Artigos informativos
  • Serviço de atendimento ao consumidor
  • Serviço de inscrição / geração de leads

… No entanto, os chatbots do Messenger são mais eficazes. (já que a taxa de leitura e cliques são muito maiores que no email marketing)

Uma vez que o e-mail marketing e chatbot tem o mesmo propósito, por que o Messenger deve ser considerado como o meio principal para esse tipo de comunicação? Os motivos são claros – porque o Facebook Messenger tem a capacidade de atingir metas de forma mais eficaz.

Veja alguns dados: As pessoas tendem a clicar mais nas recebidos via Messenger do que nos recebidos por e-mails. Dados apostam que a taxa de abertura a partir de mensagens pelo facebook é de 98%, e quando abertas a taxa de clique é de 44%. Sendo que no e-mail marketing a taxa de abertura é por volta de 35% a 50% e a taxa de cliques 30% a 40%.

Veja, existe uma grande diferença em resultado…

E ainda por cima,  através do Messenger o usuário tem um histórico das mensagens que enviou possibilitando que veja toda a conversa, o que não é possível por e-mail.  Além disso, com essa meio de comunicação os usuários se sentem como parte da “comunidade”, com uma certa conexão com a marca.

Isso sem falar que parte dos e-mails sempre caem nas caixas secundarias, como a Spam ou Lixo, enquanto pelo Messenger além de receberem uma notificação push ainda receberão todas as mensagens enviadas.

Por meio de chatbot no Messenger, os usuários podem solicitar informações e obter uma resposta automática instantaneamente. Por e-mail isso não é possível.

Com o Facebook Messenger, você não precisa configurar a tela da mensagem. O conteúdo será exibido corretamente em todos os dispositivos móveis e de mesa.

 

Como Criar Chatbot em 4 passos

Como vimos há diferença em eficácia de e-mail para chatbot é muito grande, sendo assim a melhor opção que temos hoje para comunicarmos com nossos clientes é através de chatbot. Mas como fazer isso?

A verdade é que a maneira que vai criar um chatbot seguira as mesmas estratégias de marketing se fosse criar um e-mail marketing. Se você nunca criou uma estratégia de e-mail marketing e por isso está perdido para criar uma sequencia de chatbot vou mostrar passo a passo para você como fazer.

  1. A primeira coisa que deve fazer é escolher uma empresa que utilizará o serviço de chat bot. As mais famosas sao: ChatFuel e ManyChat. Pode ficar tranquilo acerca de como irá mexer na plataforma, porque independentemente da empresa que escolher em sua grande maioria tem tutoriais ensinando COMO fazer, e por isso vou lhe ensinar a estratégia por traz de um bom chatbot.
  2. Você deve definir o objetivo do seu chatbot. Geralmente as empresas tem que optar entre 2 objetivos: como vender e coo criar relacionamento. Se seu objetivo é fazer relacionamento sua comunicação deve ser espontânea e ir direto ao ponto. Mandar conteúdos periódicos para criar uma boa autoridade perante sua audiência.
  3. Se o seu objetivo for venda terá que desenvolver uma estratégia de marketing, assim sua comunicação servira para criar valor para seu produto ao mesmo tempo que quebrar objeção.
  4. Dessa forma um passo fundamental é entender quem é o seu publico para saber por que ele ainda não comprou.  Se analisar esse quesito descobrira as verdadeiras objeções e poderá quebrar cada uma delas por meio de mensagens no chatbot. Por exemplo, se ao analisar perceber que seu cliente não está comprando porque tem medo de não alcançar os resultados que você está prometendo, uma forma de quebrar essa objeção seria mandar depoimentos de clientes que usaram seu produto e alcançaram o resultado.

Não vou me alongar porque o publico muda dependendo do que vende. Por isso cabe a você a analisar quem é o seu publico e as objeções que estão impedindo que ele compre. Uma vez feito isso você terá informações importantes para criar sua estratégia de chatbot. Sendo que cada mensagem de seu chatbot será para quebrar uma objeção.

 

Conclusão…

Vimos ao longo desse artigo como criar chatbot e o porquê esse tipo de estratégia esta cada vez mais sendo utilizada. O potencial de venda de sua empresa pode aumentar exponencialmente se entender quem é o seu cliente, porque ele não compra e convence-lo aos poucos (através das mensagens via chatbot) que seu produto é a melhor solução para ele.

 

AFILIADO 2019/2020

Como divulgar produtos e ganhar comissões sobre as vendas

Profissionais que vivem exclusivamente da internet estão contando suas estratégias quase de graça;

O MÉTODO
DE ALEX VARGAS

formula negocio online

Trabalhe como afiliado ou produtor com o método testado e aprovado por mais de 100.000 profissionais do marketing digital. Atualizações semanais desde 2014.