Como o marketing digital funciona: aqui está tudo o que você precisa saber

O comportamento de compra mudou drasticamente na última década, e agora mais consumidores estão iniciando (e frequentemente finalizando) a jornada on-line do comprador, mostrando virtualmente a eficácia de como o marketing digital funciona.

Como o marketing digital funciona: aqui está tudo o que você precisa saber 1Essa mudança na maneira como os consumidores tomam decisões de compra e compram produtos e serviços tornou o marketing digital uma obrigação para qualquer empresa que esteja tentando competir no mercado moderno, independentemente do tamanho ou do setor.

É importante que os empresários compreendam como o marketing digital funciona para que possam usar estrategicamente as ferramentas digitais e as táticas de campanha certas para alcançar e envolver seu público.

É por isso que reunimos este guia prático de marketing digital e todos os elementos envolvidos na atração, conversão e satisfação dos consumidores on-line.

Nesta postagem, abordaremos tudo o que você precisa saber sobre como o marketing digital funciona, para que você possa tomar decisões mais informadas sobre suas campanhas de marketing digital.

 

 

O que é Marketing Digital?

Antes de falarmos sobre como o marketing digital funciona , vamos primeiro responder à pergunta – o que é marketing digital? O marketing digital é uma maneira de promover marcas e produtos on-line e por meio de outros canais digitais.

A maioria das empresas tem um público-alvo específico que está tentando alcançar, e o marketing digital visa ajudar as empresas a alcançar esses públicos-alvo por meio da Internet e de outras vias digitais.

Existem várias tecnologias digitais diferentes que os profissionais de marketing e as empresas usam para transmitir sua mensagem de marketing ao público-alvo.

Além do site, a empresa também pode usar PPC e exibir anúncios, email marketing, estratégias de mobile como smartphones, mídias sociais e outras mídias para atrair e envolver seus consumidores-alvo. (Aprenda mais mais sobre isso na próxima seção!)

O marketing digital é vital para as empresas modernas porque a Internet desempenha um papel significativo na maneira como o consumidor de hoje toma decisões de compra, mas é importante lembrar que esse tipo de estratégia é usada no marketing de afiliados. Temos um artigo dedicado a isso e você pode conferir aqui.

A internet também afeta como os consumidores realmente compram seus produtos e serviços. Isso torna imperativo que as empresas não apenas estejam presentes on-line, mas aumentem a visibilidade o máximo possível.

Os dias de vasculhar uma loja física e de pedir aos vendedores mais informações sobre os produtos ficaram no passado. Agora, os consumidores usam a Internet para obter as informações necessárias para tomar uma decisão de compra informada, mesmo que ainda visitem o local da loja física para fazer sua compra final.

É aí que entra o marketing digital. Ajuda sua empresa a alcançar esses consumidores onde quer que estejam na jornada do comprador digital.

Como o marketing digital funciona: aqui está tudo o que você precisa saber 2

Como o marketing digital funciona: cada tática explicada

É importante que os empresários entendam como o marketing digital funciona para que possam tomar decisões mais inteligentes sobre suas campanhas de marketing digital.

A chave para entender como tudo funciona é conhecer cada elemento do marketing digital e reconhecer como cada um pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos de marketing.

Analisaremos cada tática de marketing digital abaixo e explicaremos como você pode usar cada uma delas para o seu próprio negócio.

 

Marketing de sites

De várias maneiras, o site da sua empresa é o recurso principal da sua estratégia de marketing digital. É aqui que muitos de seus clientes-alvo obtêm uma impressão da sua marca e, na maioria das vezes, é aí que seus leads acabam se transformando em clientes pagantes. Então, vamos falar mais sobre como seu site desempenha um papel na maneira como o marketing digital funciona .

O objetivo do marketing digital é atrair, envolver e converter seus leads. Muitas das táticas que você usará para fazer isso levarão seus clientes de volta ao seu site para obter mais informações ou fazer uma compra.

Às vezes, seu site é a única chance de sua marca causar uma boa primeira impressão com os consumidores em seu mercado-alvo. Por esse motivo, você deve prestar atenção ao layout do seu site, bem como às cores e gráficos que você usa no design do site. De fato, segundo a Adobe, 38% das pessoas deixarão de se envolver com um site se acharem que o conteúdo ou o layout não é atraente.

Como o marketing digital funciona: aqui está tudo o que você precisa saber 3No entanto, a aparência do seu site não é a única coisa que importa. Como seu site é o centro de muitas de suas campanhas de marketing digital, é importante que ele seja projetado e otimizado para conversões.

Isso significa criar um site fácil de navegar e ler com orientações claras para as próximas etapas que os consumidores precisam seguir para avançar ainda mais no funil. Isso também significa criar um site otimizado para dispositivos móveis para melhorar a experiência no site do usuário que usa um celular.

Você sabia que 69% do tempo gasto on-line (nos EUA) era feito usando um telefone celular? O uso da área de trabalho é apenas menos de 50% de toda a atividade online do usuário.

E lembre-se, os EUA não são os maiores usuários de dispositivos móveis, o que significa que outros países passam mais tempo on-line usando seus smartphones. É exatamente por isso que é importante para um proprietário de empresa como você otimizar seu conteúdo digital, principalmente seu site para uso móvel. Porque é aí que os consumidores estão.

 

Motor de Otimização de Busca (SEO)

A otimização de mecanismos de pesquisa também desempenha um papel importante no funcionamento do marketing digital. Se você deseja alcançar e converter consumidores na era digital, precisará começar pelos mecanismos de pesquisa.

Um estudo recente da Forrester descobriu que 71% dos consumidores iniciam a jornada do comprador em mecanismos de busca como o Google. Se você não está tomando as medidas corretas para melhorar o SEO do seu site, pode estar perdendo uma oportunidade poderosa de alcançar uma quantidade significativa de leads.

A otimização de mecanismo de pesquisa é o processo de otimização do conteúdo do seu site, para que ele apele aos mecanismos de pesquisa. O objetivo final é obter uma classificação mais alta na página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP) para aumentar a visibilidade no seu mercado-alvo. Quanto mais alto você classificar no SERP, mais tráfego orgânico poderá direcionar ao seu site.

A otimização do mecanismo de pesquisa não apenas traz mais tráfego para o seu site, mas também ajuda a garantir que os leads que você está trazendo sejam de maior qualidade.

O objetivo do marketing digital é atrair aqueles que são adequados para seus produtos ou serviços, e o SEO desempenha um papel importante nesse processo. Ao enfatizar determinadas palavras-chave e tópicos em seu conteúdo, você pode trabalhar para alcançar aqueles on-line com maior probabilidade de se interessar por seus produtos ou serviços.

Agora que você sabe o quanto a otimização de mecanismos de pesquisa é importante para todos os seus esforços de marketing digital, você deve estar se perguntando como otimizar seu site e conteúdo para obter melhores resultados.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra tática importante que desempenha um papel significativo na forma como o marketing digital funciona. O marketing de conteúdo é essencialmente quando sua empresa cria e promove certos tipos de conteúdo que visam atrair e envolver seus clientes-alvo. Esses ativos de conteúdo podem ser criados para vários propósitos diferentes, incluindo gerar reconhecimento da marca, aumentar o tráfego do site, aumentar leads ou reter clientes.

Independentemente das táticas usadas como parte de sua estratégia de marketing digital, você precisará criar conteúdo para dar suporte a essas táticas. Isso pode ser algo tão curto e simples quanto um e-mail de agradecimento a alguém que se inscreveu na sua lista de e-mails.

Ou pode ser uma peça mais longa e detalhada, como um e-book, que descreve e fornece informações sobre um dos maiores desafios enfrentados pelos clientes-alvo.

Aqui estão apenas alguns tipos de marketing de conteúdo que você pode criar para apoiar suas metas de campanha de marketing digital:

  • Páginas do site
  • Postagens do Blog
  • Publicações nas redes sociais
  • E-books
  • Estudos de caso
  • Depoimentos
  • Vídeos
  • Imagens
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Conteúdos dos anúncios

A chave para criar ótimos ativos de conteúdo que ajudam a apoiar suas campanhas de marketing digital é escolher estrategicamente os tópicos que mais interessam ao seu público.

Se ainda não o fez, faça algumas pesquisas com o público-alvo e até crie personas de clientes para garantir que você os conhece bem e possa identificar quais tipos de conteúdo os atrairão e envolva-os a cada etapa da jornada do comprador.

Pronto para aprender mais sobre onde o marketing de conteúdo se encaixa na sua estratégia? Dê uma olhada rápida nos outros artigos e monte sua estratégia.

 

Marketing de mídia social

Hoje, a maioria das marcas está usando o marketing de mídia social para apoiar suas campanhas de marketing digital e direcionar mais tráfego para o site. O marketing de mídia social envolve a promoção de seu conteúdo e o envolvimento com seus consumidores-alvo em canais de mídia social como Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest.

Como o marketing digital funciona: aqui está tudo o que você precisa saber 4

Essa tática é usada no marketing digital para ajudar as empresas a aumentar o conhecimento da marca, gerar mais leads e melhorar o envolvimento do cliente.

Um dos maiores apelos do marketing de mídia social é que ele permite que as empresas atinjam um público mais amplo on-line. Por exemplo, 79% dos internautas brasileiros estão ativos no Facebook.

Se sua empresa não está tentando alcançar e envolver esses consumidores na plataforma social, certamente você está perdendo uma oportunidade importante de alcançar novos leads.

As mídias sociais não apenas funcionam como sua própria tática, mas também podem apoiar todos os seus outros esforços de marketing digital.

Por exemplo, se sua marca desenvolver um e-book informativo que fale dos pontos negativos do seu público-alvo, você poderá usar as mídias sociais para promover o e-book e direcionar o tráfego para a página de destino do download.

Em seguida, você pode redirecionar partes do eBook para futuras postagens de mídia social como uma maneira de gerar mais interesse pela parte do conteúdo.

 

Publicidade PPC

Embora o objetivo da sua estratégia de marketing digital seja atrair o máximo de tráfego orgânico possível, sua empresa não deve ignorar o valor dos anúncios de pagamento por clique (PPC). Os anúncios PPC são um tipo de publicidade que envolve o pagamento ao editor do anúncio sempre que um novo lead clica no seu anúncio.

O Google Ads é um dos tipos mais populares e eficazes de anúncios PPC. O Google Ads ajuda sua empresa a aparecer na primeira página dos resultados do mecanismo de pesquisa.

Você pode estar se perguntando, por que devo pagar pelos anúncios quando já estou trabalhando para melhorar o SEO do meu site? Embora a otimização do mecanismo de pesquisa seja importante, leva muito tempo para começar a dar resultados significantes.

É aí que os anúncios PPC são úteis. Os anúncios PPC podem ajudar você a ver os resultados mais rapidamente, colocando seu site na parte superior da página de resultados do mecanismo de pesquisa para termos de pesquisa relevantes. Ao aparecer na primeira página do SERP, sua empresa ganha nova visibilidade e é mais provável que os pesquisadores encontrem e cliquem em seu site.

Os anúncios PPC não apenas geram mais tráfego para o seu site, mas também ajudam a garantir que os leads que você está recebendo sejam qualificados. Aqueles que estão clicando nos seus anúncios PPC são consumidores que estão pesquisando os tópicos mais relevantes para seus produtos ou serviços. Isso significa que é mais provável que eles se interessem pela sua marca e pelos produtos ou serviços que você fornece.

 

Marketing de E-mail

O email marketing é mais uma peça do quebra-cabeça que é como o marketing digital funciona. As empresas podem usar e-mails com marca para se comunicar com seu público-alvo. Os e-mails de marketing geralmente são usados como uma maneira de aumentar o conhecimento da marca, estabelecer liderança no setor, promover eventos e divulgar as promoções especiais.

O conteúdo dos seus e-mails de marketing dependerá das metas da sua campanha. Aqui estão apenas alguns exemplos dos tipos de conteúdo de marketing por email que você pode desenvolver para apoiar suas campanhas de marketing digital:

  • Envie um email de boas-vindas quando novos usuários se inscreverem na sua lista de email de marketing, informando o que eles podem esperar dos emails da sua marca
  • Entregue conteúdo promocional sobre as próximas vendas e descontos diretamente na caixa de entrada do consumidor.
  • Desenvolva um boletim informativo enviado aos assinantes periodicamente para fornecer o conteúdo mais recente e as atualizações da empresa de seus negócios
  • Leads de e-mail após o download do conteúdo do site agradecer pelo interesse e até recomendar partes adicionais relevantes
  • Sugira produtos ou ativos de conteúdo adicionais que seus clientes em potencial e clientes possam estar interessados com base no comportamento de navegação e compra.

É importante observar que o marketing por email é usado principalmente não para gerar novos leads, mas para fomentar os leads depois que eles demonstram interesse. Os e-mails de marketing também podem ser usados como parte de suas campanhas de retenção de clientes. De fato, segundo o eMarketer, 80% dos profissionais de varejo relatam que o marketing por email é uma das melhores táticas para impulsionar a retenção de clientes.

Como as outras táticas mencionadas acima, o email marketing não é usado apenas por si só. Claro, você pode criar uma newsletter mensal para envolver seus leads ou promover determinadas vendas ou descontos por e-mail. No entanto, você também pode usar o email marketing para dar suporte a outras táticas de campanha, como marketing de conteúdo e mídia social.

Digamos que você queira realizar um concurso de mídia social como uma maneira de gerar novos leads e estimular alguma emoção por um novo produto que sua empresa está lançando em breve. O marketing por email pode ser usado para apoiar esta campanha de mídia social. Ao informar seus inscritos que o concurso está acontecendo, você pode trabalhar para atrair mais pessoas para o concurso. Além disso, cada email que você envia para leads e clientes pode incluir links para suas páginas de mídia social como uma maneira de direcionar mais tráfego para a plataforma e seu concurso.

 

Por que uma abordagem integrada ao marketing é importante

Compreender como o marketing digital funciona vai além de apenas conhecer cada tática de marketing digital por conta própria. Agora que você sabe o que é cada elemento e entende os papéis que cada tática desempenha em suas campanhas, é hora de discutir como essas táticas de marketing digital podem trabalhar juntas para apoiar seus objetivos gerais de campanha.

O marketing multicanal integrado é uma abordagem de marketing que combina todas as táticas da sua caixa de ferramentas de marketing digital para criar uma experiência perfeita para o seu público-alvo.

Como o marketing digital funciona: aqui está tudo o que você precisa saber 5

Ao coordenar suas mensagens de marketing em plataformas digitais e usar uma variedade de táticas para apoiar cada campanha centralizada, você pode criar uma mensagem de marca mais unificada e melhorar o sucesso de cada campanha – dominando assim o funcionamento do marketing digital.

Para começar a criar uma estratégia de marketing digital integrada, considere como cada um dos seus canais digitais pode trabalhar juntos em direção a um objetivo comum. Por exemplo, se seu objetivo de marketing é aumentar o tráfego para seu site, considere apenas algumas das maneiras pelas quais diferentes táticas de marketing digital podem apoiar o marketing do site:

O marketing de conteúdo que você cria no site, como as páginas e as postagens do blog, ajuda a melhorar a otimização do mecanismo de pesquisa, ajudando a direcionar mais tráfego orgânico para o site.

Ao compartilhar links para partes de conteúdo em seus canais de mídia social, você pode trabalhar para direcionar mais tráfego de volta ao seu site. Mensagens sociais estratégicas podem até ajudar a influenciar conversões diretas quando o usuário chega ao seu site.

À medida que você desenvolve o conteúdo de marketing por email, você pode encontrar novas maneiras de levar os leitores de volta às áreas relevantes do seu site. Inclua frases de chamariz em todo o corpo do texto e links para páginas de destino específicas que ajudarão a orientar o leitor na próxima etapa da jornada de compra.

Este é apenas um exemplo de como cada uma das táticas de marketing digital funciona em conjunto para ajudá-lo a atingir uma de suas metas de marketing digital. Ao trabalhar para criar uma estratégia de marketing integrada, é importante garantir que suas mensagens sejam consistentes entre plataformas. Esteja você criando novas páginas do site ou iniciando algumas postagens no Twitter.

Agora que você sabe como o marketing digital funciona e por que uma estratégia de marketing integrada é essencial para os seus negócios, é hora de começar a planejar sua próxima campanha de marketing digital. Você tem várias táticas à sua disposição para ajudá-lo a criar campanhas de marketing integradas eficazes que geram resultados reais.