O Que é Marketing de Afiliados?

Marketing de afiliados é o processo pelo qual um afiliado recebe uma comissão pela venda de produtos de outra pessoa ou empresa. O afiliado simplesmente procura um produto que tenha afinidade, depois o promove e obtém uma parte do lucro de cada venda que realiza.

As vendas são rastreadas através de links afiliados que quando acessados gravam um cookie (aprenda mais sobre termos técnicos aqui) no computador ou dispositivo de quem acessou, possibilitando, dessa forma, que a comissão seja atribuida a quem indicou a venda.

 

O Que é Marketing de Afiliados? 1

 

Como o marketing de afiliados funciona?

Como o marketing de afiliados funciona espalhando as responsabilidades do marketing e da criação de produtos entre as partes, ele consegue alavancar as habilidades de uma variedade de indivíduos para uma estratégia de marketing mais eficaz e, ao mesmo tempo, fornece aos divulgadores uma parte do lucro.

Para fazer isso funcionar, três partes diferentes devem estar envolvidas:

  • O Produtor (dono do produto)
  • O Afiliado (quem divulga)
  • O Consumidor (quem compra)

Vamos nos aprofundar no relacionamento complexo que essas três partes compartilham para garantir que o marketing de afiliados seja um sucesso.

 

1) O Produtor

O vendedor, seja um empresário individual ou uma grande empresa, é um fornecedor, produtor, comerciante, criador de produto ou varejista com um produto no mercado.

O produto pode ser um objeto físico, como utensílios domésticos, suplementos, produtos eletrônicos, serviços, livros no formato digital (e-book), cursos em vídeo aulas ou eventos de palestras e imersão.

Portanto, o vendedor não precisa se envolver ativamente no marketing, deixando a parte da divulgação totalmente a cargo do afiliado.

 

2) O Afiliado

Também conhecido como editor, o afiliado pode ser um indivíduo ou uma empresa que comercializa o produto do vendedor de uma maneira atraente para possíveis consumidores.

Em outras palavras, o afiliado promove o produto para convencer os consumidores de que é valioso ou benéfico para eles e tenta convencê-los a comprar o produto. Se o consumidor acabar comprando o produto, o afiliado receberá uma comissão sobre cada venda.

Os afiliados costumam ter um público muito específico para quem comercializam, geralmente aderindo aos interesses desse público. Isso cria um nicho definido ou marca pessoal que ajuda o afiliado a atrair consumidores com maior probabilidade de atuar na promoção.

 

3) O Consumidor

Quer o consumidor saiba ou não, eles (e suas compras) são os motores do marketing de afiliados. Os afiliados compartilham esses produtos com eles em mídias sociais, blogs e sites. Quando os consumidores compram o produto, o vendedor e o afiliado compartilham os lucros.

Às vezes, o afiliado escolhe ser franco com o consumidor, revelando que está recebendo comissão pelas vendas que realiza. Mas na maioria dos casos o comprador nem sabe que está comprando através da indicação de um afiliado e que essa venda gera uma receita tanto para o dono do produto tanto para quem divulgou.

De qualquer forma, eles raramente pagarão mais pelo produto adquirido através do marketing de afiliados; a parte do lucro da afiliada está incluída no preço de venda. O consumidor concluirá o processo de compra e receberá o produto normalmente, não afetado pelo sistema de marketing de afiliados.

 

Como os afiliados são pagos?

Um método rápido e barato de ganhar dinheiro sem o incômodo de realmente vender um produto, o marketing de afiliados tem um atrativo inegável para quem procura aumentar sua renda online.

Mas como um afiliado é pago depois de vincular o vendedor ao consumidor? A resposta é complicada. O consumidor nem sempre precisa comprar o produto para o afiliado receber uma comissão.

Dependendo do programa, a contribuição do afiliado para as vendas do vendedor será avaliada de maneira diferente. O afiliado pode ser pago de várias maneiras:

 

Receba por venda

Essa é a estrutura padrão de marketing de afiliados. Nesse programa, o comerciante paga ao afiliado uma porcentagem do preço de venda do produto depois que o consumidor compra o produto como resultado das estratégias de marketing do afiliado.

 

Receba por lead

Um sistema mais complexo, programas de afiliados de pagamento por lead, compensa o afiliado com base na conversão de leads.

O afiliado deve convencer o consumidor a visitar o site do comerciante e concluir a ação desejada – seja preenchendo um formulário de contato, inscrevendo-se para uma avaliação de um produto, assinando um boletim informativo ou baixando software ou aplicativo.

 

Receba por clique

Este programa se concentra em incentivar o afiliado a redirecionar os consumidores de sua plataforma de marketing para o site do comerciante. Isso significa que o afiliado deve envolver o consumidor na medida em que passará do site do afiliado para o site do comerciante.

O afiliado é pago com base no aumento do tráfego na web.

 

Quais são as razões para se tornar um afiliado?

Neste ponto do artigo você deve estar se perguntando se trabalhar como afiliado é mesmo um bom negócio, tendo em vista que essa atividade desperta um pouco de desconfiança nas pessoas mais céticas.

Abaixo listamos 7 razões para levar em conta ao analisar a viabilidade desse trabalho.

 

1) Renda Passiva

Embora qualquer trabalho “regular” exija que você esteja no trabalho para ganhar dinheiro, o marketing de afiliados oferece a capacidade de ganhar dinheiro enquanto você dorme.

Ao investir um período inicial de tempo em uma campanha, você verá retornos contínuos nesse período, à medida que os consumidores comprarem o produto nos dias e semanas seguintes. Você recebe dinheiro pelo seu trabalho muito depois de terminar.

Mesmo quando você não está na frente do computador, suas habilidades de marketing lhe renderão um fluxo constante de renda.

 

2) Sem suporte ao cliente

Vendedores individuais e empresas que oferecem produtos ou serviços precisam lidar com seus consumidores e garantir que estejam satisfeitos com o que compraram.

Graças à estrutura de marketing de afiliados, você nunca precisará se preocupar com suporte ou satisfação do cliente. Todo o trabalho do comerciante afiliado é vincular o vendedor ao consumidor.

O vendedor lida com qualquer reclamação do consumidor após o recebimento da comissão pela venda.

 

3) Trabalhe em casa

Se você é alguém que odeia ir ao escritório, o marketing de afiliados é a solução perfeita. Você poderá lançar campanhas e receber receita dos produtos que os vendedores criam enquanto trabalha no conforto de sua própria casa.

Este é um trabalho que você pode fazer sem tirar o pijama.

 

4) Custo-benefício

A maioria das empresas exige taxas de inicialização e fluxo de caixa para financiar os produtos que estão sendo vendidos. No entanto, o marketing de afiliados pode ser feito a um baixo custo, o que significa que você pode começar rapidamente e sem muito aborrecimento.

Não há taxas de programa de afiliados para se preocupar e não há necessidade de criar um produto. Começar neste tipo de trabalho é relativamente simples.

 

5) Flexibilidade

Como você está basicamente se tornando um freelancer , você obtém total independência ao definir seus próprios objetivos, escolhendo os produtos que lhe interessam e até mesmo determinando seu próprio horário.

Essa conveniência significa que você pode diversificar seu portfólio se quiser ou se concentrar apenas em campanhas simples e diretas.

 

6) Recompensas baseadas em desempenho

Com outros empregos, você poderia trabalhar uma semana de 80 horas e ainda ganhar o mesmo salário. O marketing de afiliados é puramente baseado no seu desempenho.

Aprimorar suas habilidades de revisão e redigir campanhas envolventes se traduzirá em melhorias diretas em sua receita, ou seja, mais dinheiro. Você finalmente será pago pelo excelente trabalho que realiza!

 

7) SEO que você mesmo pode fazer

Há uma tonelada de tráfego orgânico que você pode obter dos mecanismos de pesquisa se fizer o SEO corretamente. Os dias em que a otimização de mecanismos de busca enganava o Google se foram. Hoje, trata-se de melhorar o seu site para os visitantes.

As pessoas naturalmente procuram informações online. É por isso que você deve aprender os conceitos básicos de SEO onpage, pesquisa de palavras-chave e construção de links para seu site ficar bem posicionado.

Quem não gostaria de classificar 1º em termos como “melhor produto” ou “como ganhar dinheiro online” no Google?

 

Tipos comuns de canais de marketing de afiliados

A maioria dos afiliados compartilha práticas comuns para garantir que seu público esteja envolvido e receptivo à compra de produtos promovidos. Mas nem todos os afiliados anunciam os produtos da mesma maneira.

De fato, existem vários canais de marketing diferentes que eles podem aproveitar.

 

Influenciadores

Um influenciador é um indivíduo que detém o poder de impactar as decisões de compra de uma grande quantidade de pessoas. Essa pessoa está em uma ótima posição para se beneficiar do marketing de afiliados.

Eles já possuem seguidores impressionantes, por isso é fácil direcionar os consumidores aos produtos do vendedor por meio de postagens nas mídias sociais, blogs e outras interações com seus seguidores.

 

Blogueiros

Com a capacidade de classificar organicamente nas consultas de mecanismos de pesquisa, os blogueiros se destacam por aumentar as conversões de venda de muitos produtores. O blogueiro faz uma demonstração do produto ou serviço e, em seguida, escreve um review abrangente que promove a marca de maneira convincente, direcionando o tráfego de volta ao site do vendedor.

O blogueiro é reconhecido por sua influência, divulgando o valor do produto, ajudando a melhorar as vendas do vendedor. Por exemplo, meu artigo sobre os melhores serviços de marketing por email inclui análises de produtos e links de afiliados.

 

Microsites focados em pesquisa paga

Desenvolver e monetizar microsites (ou minisites, sites de nichos) também pode render uma quantidade grande de vendas. Esses sites são anunciados em um site parceiro ou nas listagens patrocinadas de um mecanismo de pesquisa. Eles são distintos e separados do site principal da organização.

Ao oferecer conteúdo mais focado e relevante para um público específico, os microsites levam a um aumento de conversões devido à sua chamada à ação simples e direta e porque atrai um público já interessado neste produto.

 

Listas de email

Apesar de suas origens mais antigas, o email marketing ainda é uma fonte viável de receita de marketing de afiliados. Alguns afiliados têm listas de e-mail que podem ser usadas para promover os produtos do vendedor.

Outros podem aproveitar boletins por e-mail que incluem links para produtos, ganhando uma comissão depois que o consumidor compra o produto. Outro método é o afiliado criar uma lista de e-mails ao longo do tempo.

Eles usam suas várias campanhas para coletar e-mails em massa e depois enviam e-mails sobre os produtos que estão promovendo.

 

Grandes sites de mídia

Projetados para criar uma quantidade enorme de tráfego o tempo todo, esses sites se concentram na construção de uma audiência de milhões. Esses sites promovem produtos para seu grande público através do uso de banners e links contextuais de afiliados.

Esse método oferece exposição superior e melhora as taxas de conversão, resultando em uma receita de alto nível para o vendedor e o afiliado.

 

Pronto para começar?

Agora que você já entende melhor o marketing de afiliados chegou a hora de conhecer as principais plataformas para trabalhar.

Visite este artigo e confira o que cada plataforma tem de vantagens para te oferecer e comece a ganhar dinheiro rápido!

 

 

Quem é Diego Carmona

Diego Carmona é um empresário do ramo da tecnologia. Nos últimos anos criou diversas empresas voltadas a automação de tarefas, dentre elas está o LeadLovers, plataforma que funciona como um…

Quem é Erico Rocha

Você já deve ter ouvido falar de Erico Rocha, o co-fundador da Ignição Digital, escritor, palestrante entre outras atividades. Porém, por trás desta figura imponente de alguém que venceu na…

Group Sender Robô de Grupos do WhatsApp

O Group Sender é uma poderosa ferramenta de marketing. Certamente, uma das melhores formas de atingir novos clientes. Ela procura grupos públicos de Whatsapp na internet, entra e faz a publicação. Depois…